Por:digitalpixel
Novidades
jun 2019
Atualmente, em função da existência de tantas tecnologias, temos à nossa disposição muitos meios para comunicarmos uns com os outros. Todos eles têm muitas vantagens e nos proporcionam estar em contato de muitas maneiras interessantes. Mas você já notou que todas essas tecnologias nem sempre contribuem para melhorar a comunicação entre as pessoas? Pelo simples fato de podermos nos conectar com várias pessoas ao mesmo tempo, parece que nos desconectamos de nós mesmos e de quem está mais próximo de nós. São tantas redes sociais, tantas informações, tantas distrações, tantas opções… Acabamos nos tornando distantes de quem está próximo, enquanto nos tornarmos próximos daqueles que estão distantes. Parece que estamos cercados de pessoas e que não estamos de fato com nenhuma delas. Parece tão contraditório, não é?
Como lidar com tantos estímulos e demandas, sem nos tornarmos displicentes, desatentos ou inadequados ao nos comunicarmos? O que fazer para estarmos mais próximos uns dos outros? Como aproveitar melhor a convivência com todos?
Lembre-se de que comunicar não é apenas falar. Comunicar é uma atividade complexa que envolve muitos mecanismos como olhar, ouvir, sentir, tocar, refletir, compreender, ser compreendido. Na verdade não há como não nos comunicarmos. Quando somos indiferentes, ausentes ou quando ficamos em silêncio, estamos também comunicando algo.
Existem alguns pontos muito importantes a serem considerados para que tenhamos uma boa comunicação e melhores relacionamentos. Fazer escolhas talvez seja o primeiro passo para que tudo comece a funcionar bem. Escolher o que não fazer é tão importante quanto escolher o que fazer. Você vai conversar com sua amiga ou responder mensagens ao celular? Vai jantar com seu namorado ou assistir os vídeos que alguém postou na rede social? Você vai brincar com seu filho ou enviar e-mails?
Você precisa respeitar o tempo para fazer o que escolheu fazer, para que possa aproveitar realmente a experiência do momento. Ou seja, você somente se sentirá satisfeito em cada experiência se colocar certos limites para você. Use o tempo como seu aliado. Separe um tempo para cada coisa e para cada pessoa. Use principalmente a pausa. Pare! Faça uma pausa para ouvir, para sentir! Esteja presente! Aqui e agora! Você não precisa fazer tudo ao mesmo tempo, nem precisa viver tudo que está à sua disposição. Encontre maneiras para diminuir sua ansiedade, pois ela gera inquietude e torna o pensamento acelerado, deslocando o foco da sua atenção para o futuro. Precisamos de tempo para que cada conversa aconteça de forma saudável, para podermos desfrutar de cada momento e do melhor da convivência, que é uma oportunidade de aprendermos uns com os outros.
Uma comunicação adequada também precisa de um estado interno de disponibilidade, um estado de abertura para perceber, para observar as pessoas, os ambientes e as situações.
Nesse estado de receptividade a comunicação acontece de forma mais satisfatória, pois assim, dissolvemos as barreiras que construímos e que nos afastam dos outros. Precisamos dissolver as barreiras do preconceito, da intolerância, da impaciência, da indiferença e principalmente do orgulho e do egoísmo. A receptividade nos ajuda a encontrar os pontos que temos em comum com outras pessoas e isso facilita nossos relacionamentos.
Uma boa comunicação também precisa muito do silêncio, do silêncio interior que faz você se perceber e retira das conversas o ruído interno de suas emoções negativas, da necessidade de projetar nos outros suas expectativas. Precisamos cultivar o silêncio que abre um espaço para transitarmos, confortavelmente, pelo universo interno do outro, pelo imenso universo externo que nos cerca, pelos caminhos que sempre nos ajudarão a crescer e evoluir!
Então escolha… encontre o seu tempo, abra-se para as experiências, busque os pontos comuns, construa pontes, aprenda com as diferenças, silencie suas expectativas e esteja consciente do que sente para poder desfrutar de bons momentos com as pessoas com as quais se relaciona! Assim o mundo realmente se expande e você estará verdadeiramente conectado! Estar conectado com os outros, vivendo experiências positivas, trocando com gentileza e compaixão nos permite desfrutar de bons relacionamentos e viver a verdadeira experiência do amor, que é essencial para o bem-estar e a felicidade!